top of page
IMG_8324.JPG

Artigos 

A muito tempo temos uma vontade enorme de compartilhar nossas ideias e pensamentos, pois esse momento chegou e aqui você pode acessar os nossos artigos a cerca de temas que estão ligados as nossas práticas. 

A surpresa como ferramenta de aprendizagem
Artigo 003/2024

A aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimento que acontece por meio de um conjunto de experiências. Esse processo de assimilação é feito pelo nosso cérebro através de uma infinidade de estímulos, que podem estar relacionados a experiências sensoriais (como a visão, os sons, o toque, etc.), mas também podem estar associados a um sentimento, como raiva, alegria ou, até mesmo, nostalgia.

 

Dentre esses estímulos, tem um em particular que nos chama a atenção… a surpresa!

 

Os mágicos usam e abusam desse estímulo, construindo seus espetáculos para oferecer uma experiência constante de surpresa ao público. É a surpresa que prende a atenção do público num show de mágica, porque, na expectativa sempre da próxima surpresa, nosso cérebro redobra a atenção. Com essa informação, o mágico manipula essa atenção extra do cérebro e a desvia para algo que não comprometa o seu truque. 

 

A emPassos acredita que o processo de aprendizagem pode se valer da surpresa como técnica/ferramenta e, desse modo, tornar  mais lúdica, agradável e também mais eficiente a absorção de novos conhecimentos. Essa atenção extra que nosso cérebro disponibiliza em um ambiente que pode oferecer surpresa pode ser utilizada para que o aprendiz crie mais sinapses, assim, por sua vez obtendo mais conhecimento.

 

Além disso, a surpresa pode desencadear uma resposta emocional que pode fortalecer a memória associada à experiência. Quando algo nos surpreende, é mais provável que nos lembremos disso no futuro, o que é essencial para o processo de aprendizado.

 

Em nossos treinamentos utilizamos a todo o momento essa técnica e nossos indicadores vêm demonstrando um ambiente repleto de oportunidades de aprendizagem por meio da surpresa,  veja esse depoimento:

 

"As surpresas me fizeram revisitar alguns lugares necessários para me lembrar quem sou e o quanto evoluí." 

Bruna Cristina da Silva - Auxiliar Administrativo 

Participou do treinamento Tempo com a equipe do CCA Reconciliação.

 

Portanto, a surpresa pode ser vista como um catalisador para o aprendizado, agindo como um sinal para o cérebro de que algo novo e significativo está ocorrendo, incentivando-nos a prestar atenção, absorver informações e integrá-las ao nosso conhecimento existente.

Filmes, sim! Pela democratização do aprendizado Artigo 002/2023

Se pararmos para observar com atenção nosso cotidiano, podemos perceber que aprendemos a todo momento e em diferentes ocasiões. Essa simples constatação empírica nos mostra que o ser humano é capaz de aprender de variadas formas. Mas então por que, no geral, os sistemas de educação formal estabelecem um jeito único e padronizado de ensino?

 

Analisando as práticas predominantes das instituições escolares, observamos que a transmissão do conhecimento se desenvolve apoiada em uma metodologia que prioriza o fluxo do aprendizado em uma via de mão única e de forma hierarquizada, com a preocupação de oferecer respostas prontas para perguntas previamente estabelecidas. Em contraponto, como afirma Paulo Freire no livro Pedagogia do oprimido, não há pessoas completamente desprovidas de conhecimento; ao contrário, “(...) neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais”.

 

A partir disso, fazemos uma provocação: existe apenas um jeito de ensinar e de aprender? Essa pergunta desafia todos aqueles que se dispõem a facilitar o processo de aprendizagem e nos obriga a questionar se de fato existem novas formas de estabelecer a relação entre educador e educando, inclusive de se questionar se esses papéis são mesmo tão definidos.

 

Nós, como facilitadores e educadores, entendemos que existe uma pluralidade de métodos para estimular a aprendizagem. Um ambiente educacional verdadeiramente contemporâneo deveria ser baseado na valorização das habilidades e capacidades daqueles que estejam em processo de aprendizado, se adequando às necessidades, características e ritmo de cada educando.

 

Mas onde entram os filmes nessa discussão? Acreditamos que as obras de ficção podem contribuir para um novo paradigma da educação. E o motivo é o seguinte: nos filmes, os personagens muitas vezes propõem reflexões tão significativas que nos estimulam a transportar essas reflexões para a nossa própria realidade. O ato de indagar, questionar e formular perguntas é o imperativo primeiro para se obter conhecimento. E se então interagirmos com os filmes de modo a colocar os personagens como indutores desses questionamentos? Podemos ter na resposta dessa questão uma ferramenta poderosa para auxiliar profissionais da educação no processo de construção do conhecimento. Essa proposta promove um ambiente educacional baseado em estimular a realização de perguntas, bem como em construir as respostas coletivamente a partir da experimentação, e não apenas em encontrar as respostas já definidas.

 

A emPassos acredita nisso e cria ferramentas que buscam desenvolver esse novo paradigma. Nossa metodologia de facilitação é baseada em roteiros cinematográficos, em que os personagens de ficção são facilitadores do processo formativo. Os personagens podem ser mediadores de desafios de maneira a sensibilizar os participantes de várias formas, pelo afeto, nostalgia, identificação ou empatia, permitindo que o grupo chegue a reflexões que seriam difíceis de alcançar apenas pelo discurso do educador.

 

Nós percebemos e evidenciamos na prática que a utilização de filmes e séries de TV  é uma ferramenta para alcançar a democratização do aprendizado, utilizando o saber popular, aquele que está difundido entre as pessoas, para promover o conhecimento técnico.

Os Passos são Importantes! Artigo 001/2023

Pode até parecer autopromoção (afinal de contas, nós somos a emPassos), mas não é. Afirmamos sem medo de errar: os passos são importantes e vamos te contar o porquê!

 

Primeiro, vamos voltar um pouco no tempo. O período de reclusão forçado pela pandemia de Covid-19 marcou o fim de alguns ciclos e o início de outros. Para nós, o ano de 2020 foi particularmente desafiador não só por causa da pandemia, mas também pelo falecimento da Dona Vera, nossa mestra que sempre guiou nossos passos.

Para muitas pessoas, foi uma fase de reformulação de seus objetivos e propósitos. Foi desse momento de processamento e reavaliação que surgiu a emPassos. O trabalho teve início em 2021, quando estabelecemos nossas metas e definimos os passos necessários para alcançá-las. Até começamos a divulgar nossas ações nas redes sociais, com toda aquela empolgação característica de um novo empreendimento.

Porém, em meados de 2022, apesar de toda a motivação e o empenho em nosso trabalho, percebemos que não estávamos totalmente alinhados com nossos princípios e propósitos. Mais do que isso, na verdade eles não estavam claramente definidos. Foi então que percebemos que deveríamos dar um passo para trás. Pode parecer irônico, uma vez que, quando falamos sobre passos, na maioria das vezes pensamos no caminhar para frente. Mas nem todos os passos importantes vão nessa direção. Às vezes, os passos que fazem a diferença são os passos para trás, apesar de serem os mais difíceis de dar e os que requerem mais coragem.

Mesmo assim, foi isso que fizemos. Em 2022, saímos em retirada das redes sociais e voltamos nosso olhar para dentro, embora tenhamos continuado com nossa atuação cotidiana. Repensamos tudo: desde a nossa identidade visual até o nosso sonho, nosso propósito e nossos princípios.

O resultado disso? Bom, descobrimos onde queremos chegar com nossos passos: queremos viver em uma sociedade que priorize o fazer junto, onde se valoriza a contribuição de cada um e a diversidade de aprendizagem, e esse é o nosso sonho. Para isso, vamos seguir nosso propósito de mobilizar grupos para a gestão de desafios por meio da cooperação e do compartilhar de afetos. E só conseguiremos alcançar nossos objetivos ao praticar, genuína e constantemente, o Fazer Junto, o Cuidado, a Criatividade e a Escuta, que são os nossos princípios.

Essa reflexão impactou também a forma como queremos comunicar nossa marca e, por isso, desenvolvemos uma nova identidade visual. O nosso logo representa a mobilização de afetos que tem como centro aquilo que conecta as pessoas, mas que acontece de diversas formas, com idas e vindas, avanços e retrocessos, em movimento contínuo, assim como os passos que damos em nosso caminho.

Então, depois de tudo isso, agora somos capazes de compreender nossas intenções com clareza. Apresentamos a nova identidade visual da emPassos e declaramos a nossos parceiros e apoiadores que retomamos a caminhada em direção ao nosso propósito para alcançar nosso sonho. Queremos compartilhar com vocês essa jornada! Siga a emPassos nas redes sociais

bottom of page